SIGN UP AND STAY UPDATED!
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

  • Cristiano Pimenta

Se liga na alteração da Resolução BACEN 4658 com a Resolução 4752


São Paulo, outubro de 2019 – a Resolução nº 4.658, de 26 de abril de 2018, que dispõe sobre a política de segurança cibernética e sobre os requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem a serem observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

As alterações refletidas na Resolução No 4752, publicada em 26 de setembro de 2019, estão direcionadas para ajustar a obrigatoriedade de informação e a temporariedade da comunicação, veja como ficou:

As alterações já estão em vigor, desde a data de sua publicação.


A nova redação dada a Resolução No 4658, deve ser internalizada pelas empresas sujeitas a esta regulação, visando estarem em conformidade com os requisitos do Banco Central do Brasil e assim evitando eventuais restrições ao seu negócio conforme definido no Art. 27.


Por fim, vale lembrar que a Resolução No 4658 e a No. 4752, alcançam temas relevantes para o aprimoramento da segurança cibernética, tais como:


Política de Segurança, Requisitos de Contratação, Implementação da Política, Controles Específicos, Rastreabilidade, Registros e Análise de Causa e Impacto, Cenários de Incidentes, Classificação dos Dados e das Informações, Cultura de Segurança, Informações aos Clientes, Prevenção e Tratamentos dos Incidentes, Autenticação e Criptografia, Proteção contra Software Maliciosos, Desenvolvimento Seguro, Disseminar a Política de Segurança, Plano de Ação e de Resposta a Incidentes, Definição dos Responsáveis, Divulgar ao seu Público um Resumo da Política, Adoção de Práticas de Governança Corporativa, Definir Processos, Testes e Trilhas de Auditoria, Comprometimento da Alta Administração e Melhoria Contínua com Segurança Cibernética.


Neste cenário de desafios, esteja atento ao processo de adequação, abaixo artigo relacionado e link para os normativos Bacen.


https://www.cristianopimenta.com.br/blog/o-setor-financeiro-avan%C3%A7a-ainda-mais-em-ciberseguran%C3%A7a


https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o&numero=4752


https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o&numero=4658


Cristiano Pimenta, possui MBA em Serviços de Telecomunicações - UFF/RJ, Pós-graduação em Gestão - Fundação Dom Cabral/MG, Master en Dirección de Recursos Humanos, Desarrollo Digital de Talento – IEP/Madri, Graduação em Tecnologia da Informação – UNISUL/SC.


É Diretor de Advisory & Cybersecurity na PwC. Sua trajetória profissional ao longo de mais de 20 anos de experiência, inclui atuações de liderança na Arcon/Nec Soluções de Segurança Cibernética, Telemig Celular, Amazônia Celular e Vivo | Telefônica. Módulo Security, Microsiga, RM Sistemas, Petrobras.

  • LinkedIn Social Icon