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  • Cristiano Pimenta

As chaves para a construção da gestão estratégica de pessoas em segurança

| A partir de iniciativas bem aplicadas e desenhadas é possível fornecer com muito mais assertividade orientações e aconselhamentos.



Mais um ano inicia e os desafios na área de recrutamento e gestão de pessoas no mercado de tecnologia se agravam. O aumento da dificuldade das empresas no preenchimento de vagas é real, seguido pelo desafio de reter talentos e mantê-los motivados. No mundo onde as informações estão disponíveis com muita facilidade, nos deparamos com pessoas cada vez mais sonhadoras e insatisfeitas com a própria realidade. Muitas vezes, sem o delineamento claro do seu caminho profissional.


Para que o desenvolvimento dos colaboradores ganhe novas direções em 2015, a preocupação e compromisso das companhias com as avaliações contínuas e a manutenção de um ambiente organizacional saudável torna-se um importante aliado para a gestão estratégica de pessoas, e não é diferente na área de Tecnologia da Informação e Segurança. A partir de iniciativas bem aplicadas e desenhadas é possível fornecer com muito mais assertividade orientações e aconselhamentos, traçar metas e objetivos mais definidos, e conquistar o tão sonhado desempenho e resultados, alinhando as expectativas de todos os envolvidos: empresa, colaboradores e clientes.


Em anos de carreira, focados na Gestão de Pessoas, vejo que uma das principais percepções para se chegar a este patamar é entender como o outro age frente aos desafios, principalmente dos negócios. Em um mercado dinâmico, cercado por jovens profissionais ansiosos por oportunidades e aprendizado 365x7x24, as chances de naufrágio são grandes se a área de gestão de pessoas não contar com subsídios que sejam capazes de auxiliar na proposição das ações – subsídios estes que podem e devem partir dos próprios colaboradores.


Ter a clareza da imagem e perfil do profissional, além dos pontos fortes e fracos e optar pela transparência no tratamento dessas questões é a melhor forma das empresas obterem a chance de encantar os seus colaboradores. Ao final, líderes e equipes poderão construir juntos planos de desenvolvimento focados na trajetória e histórico de cada um, visando o desenvolvimento, palavra de ordem dessa nova geração.


A comunicação também deve fazer parte da estratégia, assim como o estímulo ao diálogo e acesso direto às lideranças. Muitas empresas ainda colaboram para a manutenção de opiniões que se restringem às conversas nos corredores e no desabafo com o RH, completamente improdutivas para todo o processo. 


O recomendado é criar um caminho que esteja aderente aos negócios da companhia e ouvir todas as partes, de modo que a empresa, cultura, processos e negócios estejam mais próximos do olhar de todos, atingindo a chamada sinergia. Nestes casos, as pesquisas de clima organizacional são instrumentos facilitadores que também ajudam a identificar e mensurar o nível de satisfação dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho, liderança, cultura, treinamento, remuneração, benefícios e, até mesmo, a comunicação interna da empresa.


O ambiente saudável e preservado proporciona meios para que o profissional encontre formas de se automotivar, focar no trabalho e render o que a empresa espera dele. É um processo em cadeia, que começa com o indivíduo e pode culminar com a evolução de toda a cultura de uma empresa. As ferramentas utilizadas são apenas os meios que conduzirão os gestores de pessoas à conquista da “rentabilidade” da área. O mais importante realmente está no respeito às aspirações individuais, em entendê-las e saber como trabalhá-las dentro dos processos e histórico de uma organização depois de diagnosticá-las, contribuindo sempre para a realização pessoal tanto de colaboradores quanto das demais pessoas que compõem uma organização.


Cristiano Pimenta é diretor de Serviços da ARCON, empresa especializada em Serviços Gerenciados de Segurança de Tecnologia da Informação. Sua trajetória profissional ao longo de 20 anos de experiência em segurança da informação, tecnologia da informação e recursos humanos, inclui atuações de liderança na Módulo Security, Telemig Celular, Amazônia Celular e Vivo | Telefônica.

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